PROJETOS DE IRRIGAÇÃO

A solução completa para você

Principais tipos de irrigação

Aspersão

Amplamente utilizado em diversos tipos de plantio e tambem para confinamento animal e pasto rotacionado.

Micro Aspersão

Utilizado principalmente para plantações rasteiras e hortaliças.

Pivô Central

Comumente utilizado em grandes plantações de soja.

Gotejamento

Apresenta a maior economia de água dentre os modelos semelhantes. Pode ser utilizado para diversas culturas, atualmente muito procurada para a cafeicultura.

Automação na Irrigação

Você sabia que sua irrigação pode operar sem a necessidade de alguém por perto?
Isso mesmo, sua irrigação pode ser automatizada ao ponto de funcionar basicamente sozinha, sem interferência humana diariamente. 

Gostou? Leia abaixo um pouco mais sobre isso!

O uso mais comum na irrigação é para o acionamento e controle automático do sistema.

Nesse tipo de automação podemos agregar vários dispositivos que auxiliam no correto funcionamento do sistema, dentre eles podemos citar: Sensor de chuva, sensor de umidade do solo, sensor de nível do reservatório de captação, solenoides e controlador para acionamento parcial do sistema, de acordo com a necessidade. Para o produtor que tem o benefício tributário de energia (relógio verde) a automação pode gerenciar o funcionamento do sistema dentro do horário do benefício, gerando assim uma grande redução na fatura de energia mensal.

E todo o controle fica na palma da mão com os dispositivos de comunicação via internet que permitem que mesmo a distância através de um aplicativo você possa monitorar e até mesmo operar seu sistema.

Principais Finalidades de irrigação

CONFINAMENTO ANIMAL

Prepare-se para os grandes períodos de seca e altas temperaturas em sua propriedade.

Essa prevenção com o sistema de irrigação certo vai te ajudar a:
- Manter a qualidade do pasto nos períodos mais críticos de seca.
- Melhorando a produtividade de seus animais ao longo do ano.
- Reduzindo seu custo de produção.
- Melhorando sua rentabilidade final.


Para o confinamento animal nós sugerimos um sistema de irrigação por aspersão em malha que vai te ajudar a:
- Eliminar toda a poeira sem causar barro nos piquetes, evitando doenças respiratórias no animal e um ambiente salubre para seus colaboradores.
- Resfriar o gado nos dias mais quentes, oferecendo melhor conforto para o animal.
- Auxiliar na diminuição da proliferação de moscas.
- Promover um pasto sempre nutritivo para o rebanho até mesmo na estiagem.
- Permitir maior número de animais por piquete, aumentando sua rentabilidade.
- Adubação das pastagens de forma regular por fertirrigação, aumentando a eficiência da adubação principalmente na estiagem, fazendo com que seja realizada de forma uniforme e trazendo inclusive redução de custos com sua mão-de-obra e suplementação animal.


Esse tipo de sistema pode ser manuseado manualmente ou totalmente automatizado, realizando o acionamento e o desligamento do sistema em tempo cronometrado, evitando a formação de poças de lama e até mesmo o desperdício de água.


GOTEJAMENTO PARA CAFEICULTURA

Muito utilizado na cafeicultura, o gotejamento é um método de irrigação baseado em aplicar gotas de água diretamente nas raízes das plantas sendo a solução mais eficaz para a sua produção, economizando recursos do seu cultivo, como o uso de fertilizantes por exemplo, já que a aplicação é totalmente precisa, evitando o desperdício.

A água é enviada de forma pressurizada através de um sistema de bombeamento e antes de chegar nos gotejadores, ela passa por um sistema de filtragem essencial para o bom funcionamento da irrigação.

A planta é irrigada através de tubos gotejadores por uma mangueira que possui micro furos para a distribuição uniforme da água e de nutrientes em toda a extensão do cultivo, seja em uma plantação, estufa ou campo aberto.


Este método de irrigação não molha as folhas, por se tratar de gotejo inteiramente no pé da planta, evitando assim doenças provocadas por fungos, fazendo com que seu cultivo seja mais saudável, facilitando para que alcance seu máximo rendimento com a qualidade de produção.


Essa são as principais vantagens da irrigação por gotejamento:
- Baixo custo de energia e água.
- Reduz a proliferação de ervas daninhas que se beneficiam da aspersão de água.
- É possível realizar a fertilização junto a irrigação, diluindo o fertilizante na água.
- Evita formação de barro.
- Eficácia de 90% da aplicação, já que a água é distribuída na raiz da planta, ocorrendo pouca perda por evaporação.
- Uniformidade em todos os pés.
- O vento e a declividade do terreno não limitam a irrigação.
- Excelente produção e baixo custo no período de escassez de água.


Indicado também para cacau, cupuaçu, melancia, tomates, entre outras espécies.


HORTALIÇAS

Mantenha o solo sempre úmido, refrescando e acelerando o processo de desenvolvimento da sua horta, proporcionando uma produção rentável do início ao fim.

Para hortaliças, podemos utilizar dois sistemas de irrigação em conjunto ou separados, dependendo de cada caso. O sistema de gotejamento, que vai garantir água e nutrientes na raiz das plantas, enquanto o sistema de microaspersão vai manter o ambiente na umidade ideal para cada tipo de horta.

Esse sistema pode ser manuseado manualmente ou totalmente automatizado, evitando desperdícios de água e tendo um custo muito menor com mão-de-obra.

No sistema por gotejamento a água é conduzida por tubos gotejadores que depositam as gotas de água diretamente no pé da planta. Este é um sistema muito eficaz pois a água é oferecida de forma precisa, evitando o desperdício.

Já pelo método de micro aspersão, os mini aspersores são ideais para cultivos de praticamente todas as hortaliças que precisam de umidade nas folhas, não sendo indicado para plantas que possuem fragilidade em adquirir doenças fúngicas. Esse sistema simula uma chuva fina com gotículas leves que não causam danos às folhas e nem erosão no solo.

Você ainda pode instalar esse sistema em conjunto com seu tanque de fertilização, fertilizando as plantas ao mesmo tempo que são irrigadas.


PASTAGENS PARA GADO LEITEIRO

A escassez de chuva não vai mais afetar suas pastagens e seu rebanho leiteiro manterá o rendimento o ano todo, trazendo mais lucratividade para sua propriedade.

Pastos bem irrigados vão proporcionar uma excelente qualidade e mais nutrição para seu rebanho até mesmo na época de estiagem, intensificando a sua produção de leite e consequentemente permitindo uma redução significativa com gastos em rações e sais minerais.

Com o baixo custo de implantação, com esse sistema de irrigação você conseguirá recuperar o valor investido em um período de curto prazo.

Realizado através de bombas d'água que capturam a água de represa, poço, rio ou tanques, que impulsionam a água através de tubos condutores até chegar nos aspersores que expelem a água no ar transformando os jatos em gotículas, simulando uma chuva artificial.

Permite inclusive que você realize a fertirrigação do pasto ao mesmo tempo, com a mesma água expelida pelos aspersores, conseguindo um pastejo uniformemente saudável e rico em nutrientes.

Esse tipo de sistema pode ser manuseado manualmente ou totalmente automatizado, realizando o acionamento e o desligamento do sistema em tempo cronometrado, evitando a formação de poças de lama e até mesmo o desperdício de água.